Joinville abriu mais 1.053 vagas no mês passado e fechou o primeiro semestre com a criação de 10.838 empregos (saldo entre contratados e demitidos). É o melhor desempenho em Santa Catarina no período e 12º no País (15 cidades conseguiram ultrapassar a marca de 10 mil novas vagas no semestre). Os dados sobre o mercado de trabalho foram atualizados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia.
Continua depois da publicidade
> MP quer informações em Joinville sobre fiscalização de medidas contra Covid
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No mês passado, mais uma vez a indústria liderou a abertura de vagas, com 842 novos empregos, seguido pelo comércio, com 457 vagas. Os serviços voltaram a fechar o mês com balanço negativo, com perda de 347 postos de trabalho. No acumulado do ano, todos os setores apresentaram mais contratações do que demissões.
Mais da metade dos mais de 10 mil empregos surgidos em Joinville foi no setor industrial, com 6,2 mil novas vagas. As maiores fatias nas contratações ficaram com as metalúrgicas e fabricantes de máquinas e aparelhos elétricos. No comércio, tanto o segmento do varejo quanto do atacado contrataram em torno de 730 pessoas, cada. A construção civil de Joinville teve um desempenho sensivelmente abaixo do comércio no primeiro semestre, com abertura em torno de 1,6 mil vagas – quase metade vieram do setor privado com atuação em obras públicas.
Continua depois da publicidade
> Ausências na segunda dose da vacina contra Covid voltam a crescer em Joinville
> Joinville busca R$ 715 milhões para mobilidade e infraestrutura; confira lista de projetos
> Bolsonaro tem encontro com Adriano Silva para tratar da visita a Joinville