Após parada de 16 horas, a estação de tratamento de água do Cubatão voltou a operar às 8h deste domingo, conforme divulgado pela prefeitura de Joinville. Conforme a Águas de Joinville, a retomada no abastecimento será gradativa, com água voltando às moradias ao longo deste domingo e na segunda-feira, com pressão reduzida. A normalidade em toda a cidade, incluindo as regiões mais distantes, será alcançada na terça-feira. A companhia de saneamento recomenda que a economia seja mantida até o completo reestabelecimento do fornecimento.

Continua depois da publicidade

Os mananciais de Joinville

A paralisação entre as 16 horas de sábado e 8h de domingo foi a última das seis paradas programadas da ETA do Cubatão, para modernização da estação em operação desde 1979. Desta vez, o procedimento teve maior duração, como o previsto, por causa da complexidade. Foram trocadas peças de conexão entre as duas adutoras e realizados testes com a nova subestação de energia.

A modernização, com 90% de execução até agora, vai continuar, mas sem a necessidade de novas paradas na produção. Responsável pelo abastecimento de 65% a 70% da população de Joinville, a ETA Cubatão tem capacidade para tratar 1.750 litros por segundo, equivalente a mais de 100 mil litros por minuto.