A maior área de expansão urbana (AEU) prevista para Joinville terá proposta de regulamentação apresentada neste ano. A sugestão de quais atividades e qual modelo de ocupação serão permitidos na área de 4,8 mil hectares está em preparação pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur). A Área de Expansão Urbana de Proteção da Paisagem Campestre (AEUPPC) fica em área ao Norte de Joinville, na região do rio Cubatão. A proposta ficou conhecida inicialmente como Vale Verde.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Após a criação de uma AEU, a regulamentação precisa vir por meio de lei específica. Em vigor desde 2017, a Lei de Ordenamento Territorial, a LOT, criou as AEUs Norte (97 hectares), Leste (75 hectares) e Sul (3,2 mil hectares). Da lista, apenas a expansão Sul ainda não tem lei própria – a proposta está em análise no Conselho da Cidade. Mais áreas de expansão foram criadas com a revisão do Plano Diretor, concluída no ano passado.

A proposta do Vale Verde previa cinco setores, com características diferentes. Um deles era exclusivo para o setor náutico, na região das marinas do Cubatão. A maior ocupação seria no setor vizinho ao perímetro urbano, junto aos bairros. Em outro exemplo, um dos espaços seria para atividades turísticas. A instalação de condomínios residenciais estava prevista no Vale Verde.

Quais as próximas etapas antes do lançamento da licitação do ônibus em Joinville

Continua depois da publicidade

Como frota maior em Joinville “ajuda” na receita com IPVA

Estimativa para área de expansão em Joinville prevê mais de 100 mil pessoas a longo prazo

Nomeado para o Detran, Kennedy Nunes não pretende concorrer em 2024

Com chance de repasse maior, duplicação da BR-280 terá novo “desafio”

Por que secretaria de Joinville defende viabilidade do novo Plano Viário