Em passado não tão distante, na década passada, as filas da BR-280 levaram a apelos por mudanças pontuais e temporárias como forma de desafogar o trânsito, principalmente na temporada. A lista tinha até adoção de sentido único em horários de pico – nenhuma das sugestões foi aceita. Neste momento, há mobilização em Araquari para que as vias laterais da duplicação possam ser liberadas ao tráfego na área urbana da cidade, no verão. O pedido está em análise no Ministério dos Transportes.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em 2015, uma comitiva de São Francisco do Sul e Araquari procurou o DNIT para pedir uma avaliação sobre medidas emergenciais para tentar melhorar a mobilidade. Entre as sugestões, estava o pedido para deixar todas as pistas com sentido único durante um período de maior movimento, proposta descartada de pronto. A liberação dos acostamentos para carros também foi solicitada, mas não foi adotada por alegada inviabilidade técnica.
Obras no lote de Araquari estão paralisadas desde o final de 2022
O pedido de liberação de velocidade maior também não foi aceito. Naquele momento, a duplicação do lote entre São Francisco do Sul e Araquari ainda não tinha sido autorizada – as obras começariam somente em 2018, em ritmo lento, com paralisação em 2022. Na década passada, também houve a tentativa de implantação da terceira faixa na BR-280, entre o trevo do Itinga e o acesso ao Balneário Barra do Sul. Mas não houve autorização para uso de recursos do Porto de São Francisco do Sul, como pretendia o governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Cidade de SC tem pedido “emergencial” para rodovia com rota para praias e portos
Editais de projetos para asfaltar 78 km em duas estradas de SC são retomados
Mais uma casa entra na fila para ser reinstalada na futura Vila Enxaimel de Joinville
“Vizinhos”, lotes de duplicação em SC têm resultados diferentes no andamento das obras
Estudo aponta “potenciais” para ampliar público no Mercado Municipal de Joinville
Com plano para novas ferrovias bilionárias, SC quer participar de debate sobre concessão
Joinville define contratação inédita para gestão de novo centro de educação infantil