No próximo dia 8, o empresário Luciano Hang estará na Câmara de Joinville para falar sobre as alegadas dificuldades para instalar novas lojas da Havan na cidade. Coincidentemente, o Conselho da Cidade de Joinville se reúne no mesmo dia, com a minuta do projeto de criação de outorga onerosa para mudança de uso na pauta. Essa outorga é o valor a ser pago, por exemplo, para quem quiser construir em áreas que deixaram de ser cota 40, como é o caso do imóvel pretendido pela Havan na rua Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Ao lado da BR-101

Na pauta do Conselho da Cidade do dia 8, entre outros temas, está também a análise de projeto envolvendo a ocupação ao lado da BR-101, na zona Sul. A proposta é permitir que os lotes localizados às margens da rodovia, em raio de até 800 metros do eixo da rodovia, no espaço de abrangência da área de expansão urbana sul (AEU-Sul) tenham as mesmas regras de ocupação das áreas rurais de utilização controlada.

Ainda não passou

Esse projeto veio da Prefeitura de Joinville recentemente e, depois do Conselho, precisa passar pela Câmara de Vereadores. Na prática, a proposta amplia a possibilidade de uso dos lotes de abrangência. O projeto aparece depois que a regulamentação dos usos da AEU-Sul, isto é, a definição do que pode ou não ser construído na área de 2,6 mil hectares, travar no próprio Conselho da Cidade, após questionamentos. A minuta recente será uma alteração parcial e localizada do uso dentro dessa AEU-Sul.

Desfiliação

Em carta enviada à Simone Schramm, presidente municipal do MDB, Tânia Eberhardt comunicou a saída do partido. A ex-vereadora cita que o descontentamento já vem de bastante tempo, mas não chega a citar fatos específicos – para ela, o “velho MDB não existe mais”.

Futuro

O último cargo ocupado por Tânia foi a direção do Hospital Regional, com exoneração em fevereiro após a troca de governo. Neste momento, ela não pensa em se filiar a outro partido. “Política pode se fazer sem necessariamente estar filiado”, diz ela, sem descartar, no entanto, futura filiação.
 

Continua depois da publicidade