Na lista de cinco editais de chamamento público lançados entre 2022 e 2023 pela prefeitura de Joinville, nenhum chegou à fase da licitação da concessão. É a primeira vez que o município tenta conceder os equipamentos. Pela modalidade, o edital seleciona estudos de modelagem para a gestão de espaços e serviços públicos pela iniciativa privada. A partir desses trabalhos, é montada a licitação para escolha de empresa que fará a gestão do equipamento. Em outro formato, sem a etapa de contratação de estudos, houve a concorrência lançada para o Centreventos, mas sem escolha de vencedor.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O mais antigo dos chamamentos, sobre a Cidadela Cultural, foi lançado em julho de 2022. O consórcio escolhido apresentou proposta e a fase atual é de ajustes com a prefeitura. Há decisão judicial, em ação do Ministério Público anterior ao início do processo de concessão, determinando a restauração e utilização do complexo de antiga fábrica de cerveja. Já o edital para os estudos de modelagem da concessão dos cemitérios e serviços funerários em Joinville foi publicado em fevereiro do ano passado.

O que está nos planos para concessão

O estudo foi apresentado e passa por complementações solicitadas pela prefeitura. A prefeitura pediu mais seis meses para lançar a concessão – acordo com o Ministério Público havia fixado em fevereiro de 2024 o prazo máximo para a abertura da concorrência. O MP concordou com a prorrogação e o edital dos cemitérios e serviços funerários terá de ser lançado até o final de agosto.

Continua depois da publicidade

No ano passado, também foi aberta a seleção de estudos para o estacionamento rotativo (fevereiro), rodoviária (outubro) e Mercado Público Municipal (novembro). Nos três casos, os estudos da modelagem estão em andamento, sem estimativa de quando serão realizadas as licitações das concessões. Está sendo preparada ainda o chamamento para apresentação de estudos para a concessão da Arena Joinville – o estádio já teve sondagem de mercado, para ouvir possibilidades de uso do equipamento. No ano passado, foi lançado o edital para a concessão do complexo do Centreventos. Nesse caso, a prefeitura de Joinville decidiu o modelo de gestão. No entanto, as duas entidades participantes foram desclassificadas e uma nova concorrência terá de ser realizada.

FOTOS: Consulta pública mostra projeto de nova ponte em Joinville

Joinville inicia ano com criação de 2,3 mil vagas

Por motivo diferente, Joinville não tem sinal verde para empréstimo milionário

Joinville tem proposta de “rua modelo” para ciclistas

Artigo de lei municipal de temporários em Joinville é alvo de ação do MP

Decreto em Joinville traz regras sobre redução de impactos de alagamentos

Duplicação em Joinville tem liminar em desapropriação