Joinville mais de 500 travessias sobre rios, córregos e demais cursos d’água. São 523 pontes, galerias, passarelas, a maioria para uso de veículos e pedestres, mas também há as estruturas de utilização exclusiva dos pedestres, como as estruturas pênseis. O levantamento foi enviado à Câmara de Vereadores, em atendimento a pedido de informação de Tânia Larson (PSL).
Continua depois da publicidade
> MP recorre ao Supremo em ação sobre os ônibus em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A contagem da Secretaria de Infraestrutura reforça a condição de Joinville de contar com extensa rede pluvial. O rio Cachoeira, por cortar área de grande densidade de população, além de cruzar bairros com infraestrutura consolidada, tem quase 70 pontes e galerias, ocupando a liderança no ranking.
O rio em segundo lugar com mais travessias é o Itaum, na zona Sul, com quase 60 estruturas. Os rios Bucarein e Morro Alto ficam na faixa entre 40 e 45 pontes e galerias cada. Os rios Cubatão e Itaum-mirim aparecem na sequência. Na resposta à Câmara, a prefeitura informou que as inspeções nas estruturas são feitas com equipes próprias.
Continua depois da publicidade
Entre as 523 travessias, são 375 pontes de concreto e 148 galerias. A prefeitura alegou que começou em 2004 programa de substituição das pontes e passarelas de madeira, mas ainda 42 estruturas construídas com esse material. Há ainda sete pontes e passarelas particulares, cuja manutenção não é com o município.
> Por que Joinville deixou de divulgar lista de vacinados contra Covid
> A hora do governo Adriano encarar a “herança muito ruim” em Joinville
> Joinville quer repasse do governo do Estado para mais duas obras