A fila de espera na educação infantil em Joinville passa de 10 mil vagas. O número, citado em reunião na terça-feira passada na Câmara de Vereadores, tem crescido nos últimos meses, ainda que a rede municipal tenha ampliado a capacidade de atendimento – seja na rede própria ou conveniada. A Secretaria de Educação pretende construir ou ampliar 31 novos CEIs. Também há ações para curto prazo para tentar amenizar o déficit.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A lista de espera é por 10.385 matrículas. Na série de mudanças previstas para o próximo ano, inclusive com alterações nos critérios de prioridade para as novas vagas, está a apresentação da lista no site da prefeitura, com ranking de pontuação na preferência das futuras matrículas. A definição das regras vem sendo acompanhada pelo Ministério Público.
A rede conta atualmente com 22,5 mil vagas na rede municipal, incluindo as matrículas na rede conveniada. A prefeitura pretende comprar mais vagas nos CEIs filantrópicos e privados, mas a expansão enfrenta limites, principalmente na capacidade de atendimento para toda a demanda (há também questionamentos do Tribunal de Contas).
Para 2023, há possibilidade de contratação de mais mil vagas na rede privada e de 400 na rede filantrópica, por meio da reserva técnica. A utilização de métodos construtivos mais rápidos em novos CEIs está em análise, assim como mais parcerias com a iniciativa privada.
O déficit de vagas tem crescido. Em julho, era de 8,7 mil matrículas, depois de girar em torno de 7,5 mil ao longo do ano passado. No início do ano passado, a lista de espera estava abaixo de 6 mil vagas. A maior procura pela rede municipal, pelo crescimento da cidade e migração, tem sido a alegação da prefeitura para justificar a lista de espera maior.
Subsídio aos ônibus em Joinville chega a R$ 20 mi no ano e terá de ser ampliado
Revisão do Plano Viário de Joinville vai iniciar por corte de eixos que não vão sair
Continua depois da publicidade
O que Joinville e região aguardam em obras federais
Recenseamento tem apontado avanço ainda maior em Araquari
Revisão do Plano Viário de Joinville quer mais ciclovias do que ciclofaixas