A extensa lista de concessões pretendidas pelo governo Adriano Silva, com mais de dez iniciativas, deverá a parceria público-privada (PPP) da iluminação pública como uma das primeiras a ser implantada. É um dos processos mais adiantados, já com realização de consulta pública e projeto enviado à Câmara de Vereadores. O Centro de Bem-estar Animal, em fase final de licitação, também é favorito pra Há tratativas, em diferentes estágios, para concessão de equipamentos públicos, estacionamento rotativo, unidades de saúde e saneamento.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Há planos para a concessão do complexo do Centreventos, Arena Joinville e Cidadela Cultural. O estádio de futebol teve apenas sondagem de mercado, foram ouvidas sugestões e não passou disso. A Cidadela recebeu proposta de consórcio para a reforma, ocupação e gestão do espaço. O estudo está em análise, ainda sem data para a licitação, nem mesmo sobre qual a modelagem. No caso do Centreventos, uma organização social manifestou interesse e a concessão deve ser licitada. Portanto, Cidadela e Centreventos têm chances de sair do papel nos próximos meses – Arena é improvável.

Administrado pela prefeitura de Joinville desde 2019, o estacionamento rotativo deverá voltar para a gestão privada. As empresas e consórcios inscritos na manifestação de interesse estão montando os estudos sobre a nova modelagem. A concorrência deve ser realizada em 2024. A adoção de organização social na UPA Sul teve a qualificação de entidades, mas o edital para a concessão não foi lançado, nem há previsão. O estudo sobre a gestão por meio de OS no Hospital São José, para analisar a viabilidade e conduzido pela Fipe, ainda não foi concluído. A adoção de OS na saúde aparentemente não tem mais o mesmo ímpeto de antes pela atual administração e virou uma incógnita.

A Fipe também foi contratada para montar a PPP do saneamento, para instalação de rede de esgoto na região Leste de Joinville. O prazo para a conclusão dos estudos foi prorrogado. A fundação participa ainda da preparação do novo modelo de transporte coletivo, com possibilidade de licitação até o início do ano que vem. A concessão da administração Centro de Bem-estar Animal está em fase final de concorrência e deve ser concedido neste ano.

Continua depois da publicidade

Uma das concessões tem data limite para ser lançada: pelo acordo fechado com o MP, o edital para passar para a iniciativa privada a gestão dos cemitérios públicos de Joinville tem de ser lançado até fevereiro de 2024. O pacote incluiu os serviços funerários. Três empresas se inscreveram em manifestação de interesse e estão elaborando os estudos de modelo de concessão. A partir dos trabalhos, a prefeitura deve montar a proposta de licitação.

Adriano Silva volta a fazer apelo sobre barulho de motos

Obra do Mathias reaparece na lista do PAC para Joinville; PPP foi incluída

Futuro serviço de abordagem em Joinville quer atender até 40 moradores de rua por dia

Recurso ao STF sobre vistorias de bombeiros voluntários quer prazo de transição

Adriano Silva diz por que a licitação do ônibus vai prever empresa única

Liminar é negada em ação sobre radares de trânsito em Joinville

Como será o Festival de Frutos do Mar de Joinville