Além de garantirem o melhor resultado em um mês neste ano para o segmento, as contratações dos serviços em setembro levaram o setor a alcançar um patamar histórico: agora são mais de 100 mil trabalhadores em Joinville no segmento. Com as 1,4 mil novas colocações abertas naquele mês, agora são 100.091 pessoas com carteira assinada no setor de serviço, contratadas ao longo dos últimos meses, anos e décadas. Desse conjunto, 6,5 mil vagas foram abertas neste ano. Na soma dos diferentes setores econômicos, Joinville abriu 9,7 mil novos postos de trabalho em 2023.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Os serviços assumiram a liderança como o setor que mais emprega em Joinville, em 2015. O segmento já vinha avançado e passou a liderar porque a indústria sofreu mais os impactos da crise econômica. A indústria teve recuperação nos anos seguintes, mas o ritmo dos serviços foi mais veloz na geração de empregos nos últimos anos.

Atualmente, a indústria tem 76,1 mil pessoas contratadas, com 1,4 mil empregos surgidos em 2023. O comércio tem 43 mil funcionários em Joinville e a construção civil tem 9,5 mil contratados. O mercado formal de trabalho da cidade tem 228.862 contratados pela CLT. Os dados do Caged, com atualização até setembro, foram divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho.

Prefeitura vai decidir futuro de novo binário em Joinville após Câmara pedir mais obras

Continua depois da publicidade

Qual o plano em cidade de SC para novo parque, com mirante

Comissão da Câmara quer melhorias antes de novo binário na zona Sul de Joinville

VLP elétrico aparece como sugestão em proposta de expansão urbana de Joinville

O que diz pesquisa da prefeitura de Joinville sobre proposta de binário

FOTOS: Paraná inicia construção de ponte que pode inspirar Norte de SC

MP pede informações em Joinville sobre dados de postagem de prefeito em rede social