A licitação para a retomada das obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul foi suspensa pelo DNIT. A portaria de suspensão da concorrência, publicada nessa semana, não aponta os motivos da decisão. As propostas seriam abertas em outubro. A modalidade de contratação é inédita pelo DNIT: o formato é semi-integrado, com a empresa contratada responsável pelo projeto executivo, execução das obras e serviços de engenharia.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
As obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul, um ramal de nove quilômetros de extensão, pararam em 2011 para a revisão do projeto. O novo traçado retira, em grande parte, a passagem dos trens de carga na área urbana do município. A ferrovia é utilizada para a movimentação de cargas para porto de São Francisco do Sul. Em agosto, quando foi lançada a licitação, o DNIT estimou o início das obras em 2024, com conclusão em 2027.
Uma das primeiras providências na retomada do contorno será a conclusão do viaduto da SC-415, perto do cruzamento com a BR-280: o DNIT considera a entrega como “prioritária”. Em relação ao contorno ferroviário de Joinville, também com construção paralisada desde 2011, não há previsão de retomada, ainda que as obras continuem nos planos do departamento.
Em 12 anos, saiu uma das 20 obras de plano de drenagem de Joinville; custo chega a R$ 3 bi
Continua depois da publicidade
Adriano Silva não consegue derrubada de lei criada pela Câmara
Cidade de SC e porto assinam compromisso sobre alargamento de praias
Quanto vai custar construção de nova ponte em Joinville
Câmara de Joinville marca data para entrega de homenagem a Moro
Horários dos trens entram na pauta do novo binário de Joinville
Qual o critério da prefeitura de Joinville para definir “grandes devedores” no novo Refis