Um dos objetivos da licitação do ônibus em Joinville, a ser lançada até o início de 2024, será a renovação da frota. A compra de novos veículos foi suspensa no início da pandemia e não foi mais retomada – o subsídio pago mensalmente às empresas cobre o déficit da operação, sem incluir a compra de mais ônibus. Os dados sobre a frota, entre outros temas do transporte coletivo, foram apresentados pela Secretaria de Infraestrutura Urbana em reunião na comissão de Urbanismo.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A idade média da frota de Joinville é de 9,3 anos, considerada elevada pela prefeitura em comparação com cidades com realização recente da licitação (fica em torno de 5 anos).  Na apresentação de estudos sobre a modelagem do futuro sistema do transporte coletivo, a Secretaria de Infraestrutura relatou que mais de 50% de frota tem mais de uma década de operação (entre 10 e 15 anos).

A renovação dos veículos estará prevista no edital de concorrência, ainda sem detalhamento das regras. Na pesquisa de avaliação, por outro lado, a maioria dos entrevistados se disse satisfeita com as condições dos ônibus, seja conservação ou limpeza. A consulta aos usuários foi realizada no ano passado, pela Fipe, com questionário de avaliação sobre uma série de temas envolvendo o transporte coletivo.

Qual será a população de Joinville em dez anos, se atual ritmo continuar

Continua depois da publicidade

Com nota baixa, abrigos de ônibus de Joinville vão entrar na licitação do transporte

Adriano Silva se manifesta após decisão do TSE sobre Bolsonaro

Proposta na Câmara de Joinville quer declarar “Marcha para Jesus” como patrimônio cultural

Terraplanagem para primeiro prédio do Cidade das Águas avança em Joinville

Darci de Matos vai voltar à Câmara após nomeação de Jorginho

O que disse Adriano Silva sobre o resultado de Joinville no Censo 2022