A futura licitação do transporte coletivo de Joinville poderá ter lote único das linhas, a ser concedido a uma sociedade de propósito específico (SPE), empresa a ser formada, no caso, para a gestão de uma concessão pública. Empresas podem se reunir para formar a nova organização empresarial, mas a concessão será para uma só SPE, caso se confirme o atual planejamento da preparação do novo modelo, a ser licitado até o final do ano ou início de 2024.
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No atual modelo de Joinville, as duas concessionárias têm atuação por regiões, com divisão entre Sul e Norte. Nas avaliações até agora da prefeitura, com apoio de consultoria, o modelo a ser adotada prevê SPE única. Uma das vantagens seria a economia em custos administrativos. O formato com mais de uma organização seria mais adequado para concessão acima de 500 veículos, o que não é o caso de Joinville.
Uma das discussões em andamento sobre o futuro contrato é referente ao período da concessão, se 15 ou 30 anos. O formato de cálculo da tarifa também está entre as avaliações. As regras do novo sistema de transporte coletivo serão conhecidas na consulta pública, a etapa anterior à audiência pública. A fase seguinte será a avaliação do edital pelo Tribunal de Contas do Estado. Na sequência, é o lançamento da concorrência.
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