A licença ambiental da dragagem do canal externo da baía da Babitonga permite até 12,8 milhões de metros cúbicos a serem dragados. O volume é equivalente a carga de 1,28 milhão de caminhões, se forem usados os veículos basculantes com capacidade de carga de 10 metros cúbicos como referência – as obras serão realizadas por draga. No caso do canal de acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, metade do volume de areia a ser removido do fundo do mar será levado para alargamento de praias em Itapoá, enquanto o restante será depositado em área de descarte no oceano.

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O volume dragado a ser usado nas praias de Itapoá será bombeado por meio de tubulações. A areia será usada também para amenizar os impactos da erosão costeira. Após a conclusão do alargamento, a licença ambiental determina instalação de sistema de proteção das novas dunas para que a futura vegetação não seja prejudicada – o plantio também está previsto. A dragagem vai permitir que cargueiros de maior porte, com 366 metros de comprimento, possam acessar os portos de São Francisco do Sul.

A dragagem, que incluiu suavização de curva no canal, entre outras intervenções, tem custo estimado em R$ 300 milhões. A contratação, a ser feita pelo Porto de São Francisco do Sul, será bancada pelo Porto Itapoá, como antecipação pelo pagamento de tarifas portuárias pelo terminal privado. O edital para as obras deve ser lançado neste ano, com início da dragagem no primeiro semestre de 2025. O trabalho deve levar dez meses.

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