A prefeitura de Joinville começou nesta quarta-feira a recuperação emergencial da rua Visconde de Taunay, conhecida como Via Gastronômica. Os reparos na via, drenagem e calçadas devem ser concluídos na próxima semana, com liberação do trânsito no trecho interditado por causa do rio Mathias. As obras de drenagem estão paralisadas, o contrato foi rompido e a retomada deve acontecer em 2021, em cenário otimista.

Continua depois da publicidade

> Para evitar risco de devolução de recursos pela prefeitura de Joinville, obra do Mathias precisa ser concluída

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Além da Visconde, a Jerônimo Coelho também está sendo recuperada. As duas ruas receberam a galeria subterrânea da drenagem, em instalação parcial. A Visconde teve momentos de interdição ao longo do ano passado por causa das obras de realocação de redes, com instalação da galeria de concreto a partir de novembro, após sucessivos adiamentos. O cronograma previa conclusão da instalação da galeria na rua em julho, mas a obra parou antes. Neste momento, além de equipes da prefeitura, a Celesc está fazendo adequações na fiação subterrânea.

O reparo das ruas atingidas pelas obras do rio Mathias é emergencial e têm com objetivo liberar o trânsito de veículos nos locais. A recuperação definitiva só virá com a conclusão da obra. O contrato foi rescindido pela prefeitura com a alegação de descumprimento pelas empreiteiras.

Continua depois da publicidade

> Volta das aulas em Joinville, quando autorizada, prevê rodízio, turmas reduzidas e carga horária menor