Além de representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a lei municipal dos displays em radares de trânsito está motivando ação judicial: a alegação é que a legislação não foi atendida na licitação para contratação dos serviços de fiscalização eletrônica e, portanto, o contrato não deveria ter continuidade. Como não há decisão desfavorável, a instalação dos radares nos primeiros 15 pontos foi iniciada nesta semana e, entre o final de junho de início de julho, os aparelhos devem entrar em operação.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os questionamentos na Justiça levaram a prefeitura a revogar a concorrência aberta em 2021. O novo edital, aberto em janeiro de 2022, foi suspenso por determinação judicial, com retomada somente após a derrubada das liminares pela prefeitura. As contestações foram referentes à composição das planilhas de custos, formação de consórcio, entre outras. Agora, a motivação é outra.

A ação judicial alega que há descumprimento da exibição de displays (mostradores de velocidade) nos radares, conforme prevê lei municipal em vigor desde junho de 2022. Somente os equipamentos instalados em semáforos não contam com a obrigatoriedade. A prefeitura alega que o edital de licitação é janeiro de 2022, anterior, portanto, da lei.

Na última quinta-feira, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Joinville negou liminar solicitada por empresa com a alegação de a prefeitura e a vencedora da licitação sejam ouvidas antes de uma decisão. No Tribunal de Justiça, a decisão foi de análise da liminar após a manifestação da prefeitura. Já a representação no TCE está em avaliação.

Continua depois da publicidade

Em ação nos anos 2000, Sergio Moro abordou o canal do Linguado; novo estudo está em andamento

Anunciado há 100 dias, repasse para hospital de Joinville terá “mudança de rota”

Em três anos, prefeitura de Joinville compra 27 terrenos para escolas e CEIs

Sai edital para duplicação da primeira etapa de um dos principais acessos de Joinville

Quais são os primeiros pontos previstos para radares em Joinville; instalação está perto de iniciar

Duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari terá foco em 17 km

SPU dá aval para parque do Cachoeira; margens das figueiras terão calçadas