O programa municipal do juro zero ainda não virou realidade em Joinville. O projeto foi enviado no início de abril à Câmara e aprovado em junho, com sanção no mesmo mês. No entanto, quase quatro meses após o início de vigência da lei, o programa de microfinanças ainda não começou: a prefeitura está na fase de preparação do edital de credenciamento das instituições interessadas em participar. Quando a lei entrou em vigor, a expectativa era de que o processo de elaboração do edital seria concluído em 90 dias.
Continua depois da publicidade
> Em ranking, prefeitura de Joinville tem “nota” baixa em investimentos
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O programa de microfinanças prevê o credenciamento de instituições de crédito para empréstimos a microempresas e empreendedores individuais, entre outras categorias. Os tomadores dos empréstimos pagariam, em parcelas, os montantes contratados, com a prefeitura se encarregando dos juros. Em uma primeira etapa, seriam autorizados R$ 7 milhões. Ainda não foi definido o limite a ser emprestado por empreendedor – serão instituídas faixas, conforme a categoria.
“O empreendedor vai pagar o valor do empréstimo e a prefeitura vai pagar os juros. Na prática, o programa de microfinanças vai proporcionar recursos à juro zero para micro e pequenos empreendedores. Assim, apoiaremos os pequenos negócios, estimulando a economia da cidade”, alegou o prefeito Adriano Silva no final de junho, quando a lei entrou em vigor.
Continua depois da publicidade
> Concorrência de R$ 27,6 milhões em Joinville é suspensa pela quarta vez
> Após queda em 2020, contratação de jovens aprendizes em Joinville volta a crescer
> Com contrato assinado, o que vem agora na concessão dos aeroportos de Joinville e Navegantes
> Em live, Adriano Silva fala sobre vacinação e uso das máscaras
> Quantas pessoas em Joinville ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid