Uma lei municipal de duas décadas atrás está motivando nova discussão sobre a duplicação da SC-418, em Pirabeiraba. A legislação em vigor desde 2003 proíbe uma série de atividades dentro de Área de Proteção Ambiental (APA) Dona Francisca, por onde cruza a rodovia estadual de ligação entre Joinville e Campo Alegre. Na lista de proibições, está estradas de rodagem com duas ou mais faixas, além de ferrovias, aterros sanitários, hidrelétricas com mais de 5 MW, entre outros. O dispositivo vem sendo apontado como restrição à duplicação. No entanto, há uma possibilidade de revisão da lei, ainda sem definição.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A duplicação de 12 km da SC-418 em Pirabeiraba é o primeiro lote da requalificação da rodovia. A obra foi licitada no final do governo Carlos Moisés, com definição de consórcio vencedor. No entanto, o investimento de R$ 86,5 milhões não foi autorizado pelo governo Jorginho Mello porque todas as obras não iniciadas herdadas da administração anterior estão em processo de revisão. Não há prazo definido sobre quando será tomada decisão sobre a SC-418.
Nesse intervalo, a obra passou a enfrentar resistência de grupos de moradores de Pirabeiraba por não terem sido consultados. Além disso, a obra ampliaria o tráfego, com implicações na segurança e até ambientais. A defesa é de outro modelo de revitalização, sem duplicação. No Conselho Gestor da APA, também há discussão sobre a obra. A eventual alteração na lei municipal 142 não chegou a ser apresentada. A questão chegou a ser abordada internamente por secretarias municipais, mas não há decisão tomada.
Águas de Joinville vai usar câmeras para acompanhar manutenção de água e esgoto
Continua depois da publicidade
O que será feito no rio Cachoeira se empréstimo milionário for autorizado
Novas medidas em Joinville vão tentar reduzir sobrecarga em UPAs e PA
Edital para OS na saúde em Joinville não tem prazo; “não é momento”, diz secretária
Joinville tem proposta para Parque das Nascentes
Projetos de reajuste para servidores, prefeito e vereadores chegam na Câmara de Joinville