Em comunicado oficial divulgado no final da tarde desta quinta-feira, a KaVo confirmou que será desativada em Joinville a fabricação de cadeiras odontológicas e outras peças para o segmento. “Com a nossa primeira fábrica no Brasil há 60 anos, é com pesar que tomamos essa decisão. Mudanças no mercado odontológico, aceleradas pelas condições atuais, levaram-nos a tomar a difícil decisão de encerrar nossas atividades de fabricação em Joinville”, alegou a multinacional com sede na Alemanha e fábricas em vários países. Não foi o informado o número de funcionários na operação em Joinville, mas foi apontado que quem for impactado vai receber pacote de benefícios.
Continua depois da publicidade
A fábrica em Joinville está em operação desde 1960 e atende 75% do mercado da América Latina da empresa, além das exportações para outros países. No comunicado, foi informado que novos pedidos para a unidade serão aceitos até o dia 22 de maio. Também foi alegado que a decisão não afeta os negócios da Nobel Biocare, Ormco, Kerr e KaVo Imagem, além dos produtos importados da KaVo Alemanha. O comunicado está disponível no site da empresa, link aqui, e nas redes sociais da KaVo.
AVALIAÇÕES
O prefeito de Joinville, Udo Döhler, aponta a insegurança jurídica no País com um dos principais motivos do fechamento de linhas de produção no Brasil. O presidente da Acij, João Martinelli, citou a retração no mercado da empresa, com queda nas vendas nos últimos dois meses por causa da pandemia e imprevisibilidade da retomada da economia como prováveis motivos da decisão empresarial.
Continua depois da publicidade