Em decisão quarta-feira, a 2ª Vara da Justiça Federal negou liminar na ação do Ministério Público Federal com pedido de suspensão das obras de drenagem do rio Mathias. Além da paralisação, o MPF queria uma nova licitação, baseada em projeto executivo refeito.

Continua depois da publicidade

A alegação foi de necessidade de troca no método construtivo, além de irregularidades na execução da obra, com omissão da Prefeitura na aplicação de sanções.

Ao negar a liminar, a decisão judicial alegou a possibilidade de prejuízos maiores. “A paralisação das obras traria aos moradores da região, comerciantes e transeuntes transtornos superiores àqueles que vêm sendo suportados pelo aumento do prazo de execução e por pretensos danos materiais aos trechos finalizados ou não”, apontou a decisão. Além disso, não foi demonstrada, até agora, prova “robusta” de erros no projeto. O MPF deverá recorrer.

Parado

Por “motivo de ordem administrativa”, foi suspenso pelo governo do Estado o contrato de sinalização em vias urbanas de Joinville. Até agora, havia sido executado 43% do contratado. Esse contrato de 2016 era o último em execução das obras bancadas pelo Estado por meio do financiamento do BNDES.

Na serra

Na nova solicitação do Ministério Público de concessão de liminar para obrigar o governo do Estado a recuperar a SC-418, principalmente no trecho da Serra Dona Francisca, são feitos questionamentos aos serviços de manutenção de pontes, realizados pela Prefeitura de Joinville. A Justiça analisa o pedido.

Continua depois da publicidade

Buraqueira

Nem um dos principais acessos de Joinville, a Ottokar Doerffel, escapa  de ter buracos – como é possível notar perto da cruzamento com a continuação da Marquès de Olinda.

Lista

No Norte, depois de Joinville, foram São Bento do Sul, com 890 novas vagas, e Barra Velha (720), as cidades com mais empregos criados em 2018.

Píer turístico

A primeira etapa do píer do Terminal Turístico Naval de São Francisco do Sul será inaugurada nesta sexta, quando a cidade receberá o primeiro navio de cruzeiro da temporada, com 750 passageiros e mais de 500 tripulantes. A construção deveria ter sido entregue em 2017, mas atrasou por uma série de motivos. 

Vetado

O projeto de Darci de Matos para criar programa estadual de incentivo cultural, com semelhança com o Simdec de Joinville, foi vetado pelo governador Carlos Moisés. A alegação foi de que a definição de leis de concessão de incentivos é de competência do Executivo. A Assembleia vai definir se mantém ou não o veto.

Continua depois da publicidade

Multas

As despesas postais com as multas de trânsito em Joinville, envolvendo as notificações, foram de R$ 3,4 milhões no ano passado. A receita com as infrações chegou a R$ 25,7 milhões. 

Encontro

No encontro de quarta entre Jorginho Mello e Udo Döhler, Maurício Peixer não esteve presente, apesar da proximidade com o senador eleito e com o prefeito. Não houve rompimento nem afastamento. “Só não fui porque não sabia”, disse o vereador do PR. Há algum tempo, Jorginho adiantou que viria a Joinville para discutir emendas com o prefeito, mas não chegou a definir a data.

Uma lista

Na série de pedidos entregue ao governador Carlos Moisés, Rodrigo Coelho (PSB) solicitou a duplicação da rua Dona Francisca no trecho entre a rótula com a João Colin e a Santos Dumont até área central de Pirabeiraba.

O deputado federal eleito também encampa o pedido da Prefeitura de Joinville por colaboração do Estado no pagamento da folha do Hospital São José. Há mais pedidos na área de saúde e de infraestrutura, além de repasses para o Bolshoi e bombeiros voluntários. 

Continua depois da publicidade