Depois de longa discussão sobre quem pagaria os honorários do perito (a pendenga chegou ao STJ), a Justiça Federal determinou perícia na semana passada para calcular a indenização a ser paga pela Casan pelos danos ambientais provocados em Joinville pela falta de investimentos em esgoto durante a vigência do contrato com a cidade (entre 1973 e 2005). Os honorários terão de ser pagas pela companhia.
Continua depois da publicidade
A perícia faz parte da execução de sentença de uma ação aberta pelo Ministério Público Federal há duas décadas. A cobrança envolveu a despoluição do rio Cachoeira, monitoramento da qualidade da água e ampliação da rede de esgoto e ligação das moradias à rede de saneamento. Parte dos pedidos foi aceita pela Justiça, com atendimento parcial. Há outra ação de execução judicial sobre a limpeza do rio Cachoeira e ampliação da rede de esgoto.
Os aceleradores
Com a liberação pelo ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) dos R$ 13 milhões para a compra de equipamentos para a saúde, os dois novos aceleradores lineares deverão ser licitados ainda neste ano, com início do atendimento em 2020. Outros aparelhos estão na lista. Quando os dois novos aceleradores estiverem atendendo no Hospital São José, o aparelho instalado em 2011 será desativado. Mandetta esteve em Joinville na sexta para inaugurar posto na zona Sul.
Agenda

Fica a dica
O ministro Mandetta deve ter ouvido algo para recomendar a Fernando Krelling, em tom de brincadeira, de que se estiver em campanha, deve se ter sapato de sola grossa.
Continua depois da publicidade