A prefeitura de Joinville desistiu da proposta de repassar R$ 7,5 milhões para as empresas de transporte coletivo. Após críticas e a constatação de que o projeto dificilmente seria aprovado pelos vereadores, ainda que o governo conte com maioria, o prefeito Udo Döhler retira a matéria do Legislativo ainda nesta segunda-feira. O projeto previa o pagamento da subvenção em seis parcelas de R$ 1,25 milhão. O repasse seria para compensar parcialmente os prejuízos das empresas com a pandemia – mesmo nos períodos em que o serviço foi permitido, a demanda ficou abaixo do esperado.

Continua depois da publicidade

> Em duas semanas, Joinville tem registro de 54 mortes por coronavírus; quase quatro por dia, em média

> Volta dos ônibus enfrenta novo impasse em Joinville

O prefeito se disse “desapontado” com a reação à proposta, considerou “políticas” e “clientelistas” determinadas abordagens contra o projeto e mantém o temor de que Joinville poderá ficar sem transporte coletivo. Udo também considera que o ano eleitoral influenciou nas críticas à proposta. “Essa questão enveredou para um viés de que a prefeitura queria beneficiar empresas, mas estamos defendendo o transporte coletivo Estudamos o tema durante meses, foi feito tudo de forma cuidadosa, mas, paciência”.

O prefeito alegou ainda que o socorro proposto não cobre os prejuízos e que a proposta não era para atender as empresas e sim ao sistema. Udo diz que segue “receoso” de Joinville possa perder o transporte coletivo e diz que será preciso buscar uma saída.

Continua depois da publicidade

O transporte coletivo em Joinville está suspenso desde o dia de 20 de julho e deverá continuar paralisado nesta semana. Decreto do governo do Estado prevê mais sete dias de suspensão, a partir desta segunda-feira. Já o decreto municipal mantém a paralisação até quarta. Nesta segunda, a prefeitura de Joinville deverá se manifestar sobre os prazos de retomada do transporte coletivo.

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia