Tema debatido em outras legislaturas, a liberação de corredores de ônibus para motos voltará a ser discutida na Câmara de Joinville. O projeto que prevê a circulação das motocicletas em vias exclusivas do transporte coletivo foi apresentado pelo vereador Mauricinho Soares (MDB), suplente em exercício do mandato com a licença do titular Cláudio Aragão (MDB). A prefeitura de Joinville não tem nenhum estudo em andamento sobre o tema – o que significa que a liberação não está em análise.
Continua depois da publicidade
> Joinville volta a ter mais multas por falta do cinto de segurança
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O autor do projeto acredita em mais segurança no trânsito, com redução no número de acidentes envolvendo motos. “Os corredores de ônibus têm se mantido ociosos por grandes períodos, as motocicletas não afetam o trânsito dos ônibus (…) e tirando as motos do meio dos carros, traz mais segurança”, alegou Mauricinho na justificativa.
A liberação para as motos nos corredores foi discutida pela Câmara durante os governos Carlito Mers e Udo Döhler, com argumentação semelhante à utilizada por Mauricinho – de que as motos podem deixar de circular junto com os carros onde há corredores, vias que nem sempre têm muita movimentação. Tanto Conurb como Ippuj, então órgãos municipais de trânsito, foram contra.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o vereador Ednaldo José Marcos, o Nado (Pros), apresentou projeto envolvendo corredores de ônibus, com proposta de criar um rodízio de carros e motos – conforme o final da placa, os veículos poderiam circular nas vias exclusivas para os ônibus em um dia por semana. O projeto não teve nenhuma movimentação desde que foi aprovado, em maio.
> “Invasão” de corredor de ônibus em Joinville tem mais multas nos últimos meses
> MP quer saber onde há mais demanda para castrações de cães e gatos em Joinville
> Emenda da prefeitura de Joinville tenta destravar projeto sobre cobrança em cartório
> Em edital inédito, Joinville abre credenciamento para regularizar mil lotes
> Ouvidoria de Joinville prepara mudanças, como aplicativo e opção de anonimato
> Pesquisa aponta SC com maior índice do País em demissões voluntárias