O projeto da criação da região metropolitana de Joinville voltou a tramitar na Assembleia Legislativa, em proposta apresentada pela deputada Paulinha (PDT). Em 2018, matéria semelhante protocolada pelo governo do Estado foi retirada pelo próprio Executivo estadual após resistências e disputas políticas. A nova proposta prevê uma região formada por Joinville e Araquari, com Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul como área de expansão. Não há como estimar nesse momento quando os deputados vão votar a sugestão.
Continua depois da publicidade
> No lugar do terminal e do ginásio: Joinville tem nova proposta para o Centro
> Mobilização tenta retomar obra parada há uma década em Joinville
> Por que a tarifa do ônibus ainda não teve novo aumento em Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Continua depois da publicidade
O vereador Lucas Souza (PDT), autor do pedido à deputada para apresentação do projeto, garante que a Assembleia fará consultas e buscará o consenso com todos os setores envolvidos, inclusive com audiências públicas. Lucas aponta “avanços” na criação da região metropolitana, como possibilidade de repasse maior de recursos federais e integração do transporte coletivo.
O projeto da deputada Paulinha cita a possibilidade de integração dos serviços de transporte coletivo, mobilidade e saneamento. A futura estrutura do órgão, incluindo cargos, não é descrita na proposta: a regulamentação ficou para um segundo momento.
Em 2018, o governo do Estado retirou a proposta após pedido de prefeitos, especialmente Udo Döhler. Houve queixas em relação à falta de debates e temor de invasão de competências dos municípios. Udo também estava descontente com o posicionamento do então deputado estadual Darci de Matos, principal defensor da proposta.