A prefeitura de Joinville pretende rever os critérios do programa de pavimentação comunitária. Uma das regras a ser revista é sobre a adesão, com possibilidade de redução do percentual – hoje, o modelo só é autorizado com concordância de 100% dos moradores da rua ou trecho a ser pavimentado. Ainda não há definição de como será a participação de quem não aceitar participar do programa.
Continua depois da publicidade
> O que ainda falta para ser lançado o edital da ponte de R$ 250 milhões em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Após a retomada depois de mais de um ano de suspensão de novos contratos, para revisão dos critérios, a pavimentação comunitária em Joinville não deslanchou. No primeiro semestre, apenas uma rua estava sendo pavimentada com o modelo. O principal motivo apontado para o programa não ter avançado foi a obrigatoriedade de 100% de adesão dos moradores. O prefeito Adriano Silva alega que há estudos em andamento para a redução, mas não há como adiantar agora qual seria o percentual.
Outra questão envolvendo a pavimentação comunitária é o custo. Na Câmara de Joinville, há defesa de criação de subsídio, inclusive com as sobras do Legislativo do ano passado (R$ 17 milhões) como fonte dos recursos. A prefeitura estuda a situação, junto com a questão do percentual de adesão.
Continua depois da publicidade
Ainda que tenha novos critérios, como credenciamento das empreiteiras e padronização dos trabalhos, a pavimentação comunitária mantém o formato anterior, de o município bancar em torno de 70% dos custos (sub-base, drenagem etc.) e os moradores custearem o restante (revestimento, seja paver ou asfalto).
> Na Acij, Adriano Silva volta a defender outro modelo de gestão em hospital
> Com mais atrações, Natal de Joinville terá espetáculos no Centreventos
> > Sem novas edições até 2024, “Refis municipal” em Joinville tem proposta na Câmara
> Proposta em Joinville de nomes de vereadores em placas de obras é “esquecida”
> Joinville confirma primeiros estudos sobre recuos de obras para rios
> Censo 2022 vai encontrar Joinville quase 20% maior em moradias
> Revisão do Plano Diretor de Joinville retira prazos para aprovação de futuras leis