Com cobranças para ampliar a capacidade de atendimento, a prefeitura de Joinville vai estudar possibilidade de construção de uma UPA Infantil, uma estrutura para oferecer o atendimento de urgência e emergência em pediatria em um só lugar. O pedido do prefeito Adriano Silva ao secretário de Saúde, Andrei Kolaceke, é para analisar se é viável a instalação da unidade. “O estudo servirá para avaliar se é possível concentrar o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência em uma unidade única para crianças na cidade”, afirmou o prefeito, pelas redes sociais. Ainda que seja possível, o prefeito alegou que é plano para médio ou curto prazos.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A instalação de uma UPA requer credenciamento pelo Ministério da Saúde, além de aprovação pelas comissões de gestores regionais e estaduais. O governo do Estado pode participar do custeio, da além do governo federal e da prefeitura. A definição do local e contratação das obras, equipamentos e recursos humanos. A prefeitura de Joinville não entrou em detalhes, mas eventual UPA Infantil provavelmente será administrada por organização social, já que o atual governo pretende usar o modelo nas atuais unidades.

O estudo da UPA Infantil foi anunciado junto com a ampliação do número de equipes nas UPAs Sul (Itaum) e Leste (Aventureiro), além de montar uma unidade de atendimento infantil em posto de saúde do bairro João Costa. A rede municipal tem sido alvo de queixas de demora no atendimento. O Hospital Infantil também tem enfrentado maior demanda.

Com sobrecarga, saúde de Joinville enfrenta nova “crise”

Continua depois da publicidade

Lei ambiental de Joinville chega a um ano com estudos em 100 das 216 microbacias

Com edital de R$ 83 milhões, prefeitura de Joinville quer novo modelo na merenda escolar

Área de expansão de 2,6 mil hectares em Joinville volta ao Conselho da Cidade

Obra de R$ 12 mi em Joinville não vai mais esperar pelo Plano 1000 e inicia em abril

Proposta na Câmara de Joinville quer isenção de IPTU em caso de adoção