A Águas de Joinville vai estudar possível novo ponto (ou segundo ponto) de captação para a estação de tratamento do rio Cubatão. O grupo de trabalho para contratação de consultoria foi formado após o acidente com caminhão no final de janeiro, quando vazamento de produto químico levou à paralisação de água no Cubatão por 20 horas – a estação atende o consumo de 450 mil pessoas em Joinville. O objetivo com novo ponto de captação, se houver viabilidade, é livrar a estação dos impactos de eventuais acidentes na Serra Dona Francisca. O trabalho deve ser concluído até o final do ano.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

A preparação dos estudos sobre eventual novo ponto de captação foi citada pelo presidente da Águas de Joinville, Sidney Marques de Oliveira Junior, em reunião na Comissão de Urbanismo. O diagnóstico será elaborado por consultoria a ser contratada. O presidente da comissão, Wilian Tonezi (PL), também defendeu os estudos sobre novo ponto de captação.

O acidente ocorreu na SC-418, em local distante 12 quilômetros da captação da estação do Cubatão. O produto vazou para o rio Seco e depois chegou ao Cubatão. A reunião na Câmara reuniu também IMA, Defesa Civil, Fetrancesc, Seprot, Setracajo, Comitê Babitonga, entre outros, para avaliar as medidas tomadas após o acidente e as iniciativas de prevenção.

Continua depois da publicidade

Joinville terá lei para vedação de portas e janelas de imóveis abandonados

Marco da parceria entre administrações provoca embate entre Novo e PL em Joinville

UFSC Joinville recebe emenda e terá apoio para instalação de novo curso

Proposta em Joinville quer liberar mais cinco áreas para Minha Casa, Minha Vida

Como ficam salários em Joinville de prefeito, vice e vereadores após reposição

Onde serão as próximas mudanças no trânsito em Joinville

Mudanças no trânsito em Joinville estão valendo e terão “teste” nesta segunda