O Departamento de Trânsito de Joinville está analisando quais cruzamentos da cidade serão sinalizados para receber as faixas para motociclistas aguardarem a abertura do sinal nos semáforos. A lei de criação dos bolsões para motocicletas, com origem em projeto apresentado pelo vereador Ascendino Batista (PSD), entrou em vigor nesta semana, após sanção pelo prefeito Adriano Silva.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As faixas de retenção em frente aos semáforos serão exclusivas para motos, motonetas e ciclomotores. O recuo ficará imediatamente a frente dos espaços para os demais veículos. A prefeitura de Joinville pretende fazer a sinalização com os atuais contratos, sem necessidade de licitação específica. Em 2016, a Câmara de Joinville aprovou lei semelhante, vetada posteriormente pela prefeitura – o veto foi derrubado, mas a votação foi anulada.
Com uso em outras cidades pelo País, os bolsões são utilizados como reforço na segurança para os motociclistas: motos ficam separadas dos demais veículos na espera dos semáforos, reduzindo a possibilidade de acidentes. Os cruzamentos a serem escolhidos para a implantação deverão ser os locais de maior movimentação de veículos.
Vigilância armada em escolas motiva debate na Câmara de Joinville
Continua depois da publicidade
Câmara de Joinville recebe dois projetos de lei sobre segurança em escolas
Projeto prevê mais atribuições à Guarda Municipal de Joinville
Edital para estudos de concessão de cemitérios de Joinville atrai interessados
Proposta de reformulação de secretaria de Joinville confirma núcleo de inteligência
Como será pago o saldo das transferências especiais às prefeituras de SC