Com queixas por demora no atendimento no setor, a prefeitura de Joinville vai anunciar nesta quinta-feira um pacote de medidas na área da saúde. Os vereadores foram chamados para reunião pela manhã para a apresentação das ações. Na sequência, os anúncios serão feitos à imprensa. Não houve antecipação das medidas, mas o foco deverá ser ampliar a capacidade de atendimento, com mais contratações e ampliação de escalas (com horas extras, por exemplo).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os anúncios serão realizados após diagnóstico da rede municipal realizado pela secretária Tânia Eberhardt (Saúde), empossada no cargo no final de abril. Uma das primeiras providências da nova secretária foi pedir um mapeamento das ações e dificuldades (como escassez de servidores, por exemplo).

Na sessão de terça-feira, o presidente da Câmara, Diego Machado (PSDB) citou o anúncio do pacote e vinculou as medidas às mudanças pretendidas por Tânia. “Pela experiência dela, acredito que tenha colocado na mesa (mudanças na estrutura e planejamento) antes de aceitar o convite do prefeito Adriano”, disse Diego, que conversou com o prefeito sobre o tema, mas não teve acesso às medidas.

O pacote para a saúde também será anunciado em momento no qual já houve o fechamento do primeiro quadrimestre e, com isso, o governo Adriano Silva tem um balanço atualizado da Lei Fiscal, especialmente sobre despesas com pessoal. No relatório anterior, o comprometimento com a folha e encargos ficou em 50,3% da receita. Se o índice não subiu, será possível fazer as contratações a curto prazo e até, eventualmente, anunciar concurso para servidores efetivos, em medida com efeito a médio prazo.

Continua depois da publicidade

Peso de cães motiva veto da prefeitura de Joinville em lei

Acordo para vagas na educação infantil em Joinville tem metas também para 2023

Com urgência, projeto sobre Minha Casa, Minha Vida, está de volta à Câmara de Joinville

Assistência Social de Joinville tem estimativa sobre moradores de rua

Prefeitura de Joinville garante que empréstimo não será usado no Palácio das Orquídeas

Operação tenta “salvar” muro em Joinville, em área de antigo cais