A redução de quatro leitos de UTI na rede de Joinville montada para receber pacientes com covid-19 foi motivada pela maior demanda em outras especialidades e também pela reorganização de escalas de servidores devido aos afastamentos devido aos casos confirmados de coronavírus. Assim, Joinville conta hoje com 80 leitos reservados para pacientes com a doença, na soma das redes pública e privada.

Continua depois da publicidade

A diminuição de quatro leitos ocorreu no Hospital São José. A Secretaria de Saúde de Joinville alega que a medida foi temporária e na próxima segunda-feira serão ativadas mais vagas. A ampliação será possível por causa da contratação de mais servidores. Dessa forma, Joinville terá 90 leitos para covid-19 a partir de segunda-feira. 

Mesmo com a redução de 84 para 80 leitos, a ocupação não chegou a 50%. São 39 pacientes internados em UTI em Joinville nos leitos covid-19. Desse grupo, 23 são casos confirmados e onze aguardam o resultado de exames. Os demais cinco pacientes internados foram testados e não tiveram diagnóstico de covid-19, mas continuam em tratamento de doença respiratória.

Na rede municipal, há 210 servidores afastados após diagnóstico de coronavírus. A grande maioria é formada de pacientes assintomáticos, sem sintomas da doença. Em parte desse contingente, a volta do trabalho já ocorre nesta semana porque foi cumprido o período de isolamento e não apareceram os sintomas.

Em Joinville, a ampliação da oferta de leitos de UTI para coronavírus é por gatilhos: assim que determinado índice de ocupação é alcançado, mais vagas são abertas. O planejamento é para chegar a até 150 leitos, se houver necessidade.

Continua depois da publicidade