A prefeitura de Joinville está preparando licitação para contratar a instalação de mais de 150 botoeiras, a serem utilizadas pelos pedestres na travessia de vias com semáforos. A concorrência deve ser lançada no início de 2022. A informação foi repassada à Câmara de Vereadores, em resposta a pedido de informação.
Continua depois da publicidade
> Joinville tenta recursos para asfaltar ligação entre dois bairros na zona Sul
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O plano do Detrans é a instalação de 122 botoeiras convencionais e 32 sonoras. Os dispositivos permitem a travessia dos pedestres após o acionamento. Por enquanto, não estão decididos os locais onde serão colocados os aparelhos. Mas a preferência será pela pontos de maior fluxo de pedestres.
O Detrans também quer a instalação dos semáforos adaptativos em tempo real (inteligentes), com previsão de licitação no primeiro semestre de 2022. Os aparelhos podem alterar o tempo de duração dos sinais conforme o movimento dos veículos – uma rota com maior volume de tráfego em horário de pico pode ganhar mais tempo de “verde”, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Já a instalação de semáforos com temporizador, no qual há contagem regressiva para troca de sinal e utilizado em outras cidades , não está nos planos do Detrans, conforme a resposta ao Legislativo. A alegação do departamento de trânsito foi de que não há previsão dos dispositivos no manual de semáforos do Conselho Nacional de Trânsito.
> Obras “maiores” são desafio para Joinville acessar repasse; o que pode sair do papel
> Águas de Joinville contrata scanner para vistoria na galeria do Mathias
> Rua do Centro de Joinville entra em lista de pedidos da prefeitura ao Estado
> Efetivo da Guarda Municipal de Joinville vai dobrar de tamanho