A prefeitura de Joinville está reforçando a fiscalização para coibir novas ocupações irregulares de áreas de preservação e terrenos públicos. A Guarda Municipal está colocando equipes, uma cada em turno, com foco nesse trabalho de vigilância, ainda que outras tarefas possam ser desempenhadas pelos profissionais escalados. O tema foi citado pelo secretário de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Paulo Rigo, durante entrevista nesta quarta-feira à Rádio CBN Joinville. O uso de drones na fiscalização também está nos planos.
Continua depois da publicidade
> Agentes de trânsito de Joinville poderão ter mais atribuições
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os guardas municipais já participam de ações envolvendo ocupações irregulares, principalmente no suporte de equipes de fiscalização da prefeitura. Agora, o planejamento prevê rondas diárias em áreas de preservação permanente, como regiões de mangue, por exemplo. Terrenos de propriedade da prefeitura também serão acompanhados, assim como as unidades de conservação.
Outra iniciativa referente à fiscalização de áreas de preservação ambiental está sendo realizada pela Polícia Civil desde o ano passado, inclusive com uso de helicópteros em determinados momentos do ano para a vistoria. Neste ano, não foram divulgados pela prefeitura levantamentos sobre eventuais novas ocupações irregulares ocorridas na cidade.
Continua depois da publicidade
> Justiça mantém “liberação” para recuperação de ruas das obras do Mathias, em Joinville
> STF nega pedido da prefeitura de Joinville de participação em ação sobre reajuste