Joinville está sendo mapeada pelo governo do Estado para projeto piloto de eletromobilidade no transporte coletivo urbano. Ônibus elétricos serão utilizados no projeto, preferencialmente em vias exclusivas (corredores). O tema foi tratado nesta quarta-feira pelo secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, com prefeito de Joinville, Adriano Silva, em reunião em Florianópolis. O encontro também abordou obras na cidade a serem bancadas pelo Plano 1000.

Continua depois da publicidade

> Lei de reajuste de salários de prefeito, vice e vereadores de Joinville será anulada e terá novo projeto

> ​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Não há detalhamento de como será realizado o projeto em Joinville, nem como será a forma de custeio e integração junto ao transporte coletivo – tais questões serão discutidas entre os técnicos. “A ideia é inovar, investir em meios de transporte mais modernos. É uma oportunidade de desenvolvimento econômico para nosso Estado”, afirmou Paulo Eli.

Na avaliação do secretário, há possibilidade de criação de parque industrial em Santa Catarina para atendimento de demanda do transporte por meio de motores elétricos, com atuação das empresas já instaladas e atração de novas indústrias.

Continua depois da publicidade

Em 2015, Joinville fez testes com ônibus, em parceria da prefeitura e concessionárias do transporte coletivo com fabricante da China. A autonomia do ônibus era de 250 km, suficiente para 30 viagens nas linhas Norte/Sul e Sul/Centro.

> Agenda de Moisés em Joinville abre expectativa sobre futuro da Ceasa

> Com baixa adesão ao programa, Câmara de Joinville quer mudança na pavimentação comunitária

> Prefeitura de Joinville envia proposta para incentivar doações de áreas para obras viárias

> Setor tem demissões e Joinville tem saldo negativo no emprego em abril