O IBGE pretende visitar os 207 mil domicílios em Joinville para a realização do Censo 2022. A contagem, baseada em dados do geoprocessamento, faz parte do roteiro da coleta dos dados. A meta é visitar todos os domicílios (assim como nas demais cidades), conforme o chefe da unidade do instituto em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes – o dirigente esteve em Joinville, nesta segunda-feira, participando do início de treinamento dos recenseadores.
Continua depois da publicidade
> Proposta em Joinville quer simplificar regras para aplicativos e revogar lei que “não pegou”
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Censo será realizado entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro. A previsão inicial era de realização em 2020, mas houve adiamento por causa da pandemia. Em Joinville, o prefeito Adriano Silva será o primeiro a ser recenseado. Na cidade, serão 543 recenseadores – a equipe envolvida passa de 600 pessoas, com os supervisores.
Joinville contará com 12 pontos de coleta, locais que funcionam como base de apoio para os recenseadores. Em dezembro, inicia a divulgação dos resultados. Os roteiros da coleta dos dados, com aplicação dos questionários, contam com GPS, sistema usado para orientação e fiscalização.
Continua depois da publicidade
O Censo de 2010 apontou uma população de 515 mil pessoas em Joinville, com levantamento em 175 mil domicílios. As estimativas populacionais seguintes, divulgadas anualmente, são baseadas nas tendências verificadas no último censo, em comparação com o levantamento anterior, de 2000. Na última estimativa, referente ao ano passado, Joinville aparece com quase 605 mil moradores.
> Câmara de Joinville aprova revisão do Plano Diretor, próximo passo é mudar a LOT
> Justiça decide em agosto futuro da lei de Joinville sobre linguagem neutra
> Vinte maiores colégios eleitorais têm metade do eleitorado de SC; o que mudou no ranking
> Uso de nome social tem mais registros no eleitorado de Joinville
> Maior procura em Joinville aumenta fila de espera em creches da rede municipal