Joinville terá a implantação de novo lote de lombadas físicas. Nesta semana, foi homologada a licitação para a instalação dos dispositivos. O edital não especifica quantas lombadas serão colocadas porque a contratação é por metragem, o número vai depender da largura das ruas contempladas. A previsão é de que o contrato seja suficiente para uma quantidade entre 40 e 45 lombadas. No primeiro semestre do ano passado, foram implantadas 35 lombadas.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As novas lombadas serão instaladas a partir do segundo semestre. A modalidade de contratação é para registro de preço: a execução vai ocorrendo conforme a demanda do Detrans. O edital não prevê os locais de implantação dos dispositivos, a definição dos pontos vai ocorrendo durante a execução do contrato. Os contratos anteriores foram realizados em 2021 e 2022, inclusive com lombadas elevadas para a travessia de pedestres.
Neste ano, há 22 indicações com pedido de vereadores para a instalação de lombadas, além das solicitações de repintura. O número foi maior em passado recente: em 2021, foram mais de 600 pedidos entre janeiro e setembro. À época, o Detrans alegou que não havia recursos suficientes para atender toda a demanda. Além disso, um número excessivo de lombadas traria impactos ao trânsito. No ano passado, o departamento alegou que se todas as solicitações, apresentadas por diferentes fontes, de lombadas fossem atendidas, Joinville teria um dispositivo a cada 650 metros.
Joinville tem previsão de queda no ICMS e pode perder liderança em SC em 2024
Continua depois da publicidade
Projeto para operação consorciada, inédita em Joinville, chega na Câmara
O que mais pesou para prefeitura de Joinville passar do limite prudencial na Lei Fiscal
O que será avaliado para definir futuro da antiga área do “prédio verde”, em Joinville
Elevação de rua em Joinville terá passa-fauna para caranguejos
Prefeitura de Joinville prevê peso “histórico” em mediação da dívida dos ônibus