Um dia típico de Joinville tem em média um milhão de deslocamentos dos moradores da cidade, a maior parte por meio de carros. O número é um dos dados coletados para a pesquisa de elaboração do novo Plano Viário. As informações sobre a revisão do plano foram divulgadas inicialmente em 2020, na primeira audiência pública sobre o tema.
Continua depois da publicidade
> Reforma no Museu Nacional do Mar não atrai empresas interessadas
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Agora, mais uma síntese dos dados está sendo apresentada, para nova audiência, marcada para o dia 3 de novembro. O trabalho foi contratado pela prefeitura de Joinville. A revisão do Plano Diretor deve ser concluída no ano que vem, com definição de novas diretrizes para o transporte na cidade, incluindo a infraestrutura. O atual plano é de 1973.
O levantamento sobre a movimentação dos joinvilenses é a pesquisa de origem e destino, fundamental para o planejamento viário e da mobilidade. Foram escolhidas duas semanas em 2019 e duas semanas em 2020. Os dados de telefonia (sinais de celulares), com complemento de contagens de tráfego, entre outras fontes. Na conta, entram também as viagens na área rural e para outras cidades.
Continua depois da publicidade
Um dia típico em Joinville tem 1.009.909 viagens. Os carros lideram como meio de transporte, com uma fatia de 44% dos deslocamentos. As viagens a pé ficam com 19% e os ônibus com 15%. Já as bicicletas ficam com 12% das viagens e as motos com 10%. A divisão por modais já havia sido divulgada. Nesta terça-feira, mais um relatório foi divulgado.
> Câmara de Joinville aprova proposta das bisnagas de maionese e ketchup
> > Câmara de Joinville quer mudar, de novo, lei sobre feiras; até reserva “local” é proposta
> Com microchip, tartarugas mudam de lago em Joinville
> TCE faz recomendação à prefeitura de Joinville sobre empréstimo milionário
> Prédio histórico em Joinville será reformado para instalação de escola integral
> Nova lei de Joinville do potencial construtivo terá aplicação em avenida
> Rotatórias viram opção em Joinville para tentar enfrentar “gargalos”