O número de multas aplicadas em Joinville por causa de descarga livre ou uso de silenciador defeituoso em veículos está crescendo, ultrapassando a média registrada no ano passado. As estatísticas mantidas pelo Detran de Santa Catarina apontam 587 infrações por causa das duas modalidades em 2024. Portanto, a média passa de quatro multas por dia neste ano. No ano passado, foram 710 registros na cidade ao longo de 12 meses, com média próxima a duas multas diárias. Desde a série exibida no portal do Detran/SC, a quantidade de multas pelas duas infrações vem crescendo em Joinville, ano a ano.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A grande maioria multas por descarga livre ou silenciador com defeito foi referente a motocicletas, ainda que outros veículos também tenham sido notificados. O tema do barulho tem provocado reações em Joinville. Em 2020, o Ministério Público de Santa Catarina abriu inquéritos civis para a acompanhar o tema.

No ano passado, o vereador Nado (PSD) apresentou projeto na Câmara sugerindo penalidades para os contratantes de motoboys que conduzissem motos com emissão excessiva de ruídos. Os empresários alegaram que não havia como fazer a inspeção e a proposta não foi adiante. Ainda no ano passado, o prefeito Adriano Silva fez apelos para que motociclistas mantivessem os escapamentos sem alterações, uma forma de evitar ruídos excessivos.

Continua depois da publicidade