Os acidentes de trânsito envolvendo pedestres tiveram uma redução expressiva desde o início da pandemia, com queda de 62% em comparação com o mesmo período do ano passado. A constatação é baseada no balanço de atendimentos dos bombeiros voluntários de Joinville no período entre 17 de março até esta sexta-feira. Os bombeiros são chamados em acidentes quando há vítimas – e não apenas danos materiais. As estatísticas sobre feridos e mortos são divulgadas posteriormente, por órgãos de saúde.
Continua depois da publicidade
> Joinville registra 106 mortes de moradores que contraíram o novo coronavírus
> Joinville aponta liderança no Estado em testes para coronavírus; semana teve queda na testagem
Nesse período de pandemia, houve uma diminuição de 22% nos acidentes em geral, envolvendo carros, motos, caminhões, ônibus, pedestres e ciclistas, entre outros. O fenômeno é um impacto evidente das medidas de isolamento, com menor circulação de pessoas e veículos, principalmente nas primeiras semanas.
No caso dos pedestres, a redução foi ainda mais expressiva, principalmente nos atropelamentos com envolvimento de carros. Foram 39 acidentes desde março. Mesmo nos últimos dois meses, quando aumentou a movimentação nas ruas, houve diminuição dos registros envolvendo pedestres. Entre os ciclistas, também foi verificada a diminuição de acidentes durante a pandemia, mas em índice menor, de 22%. As ocorrências com carros e motos também ficaram em patamar semelhante.
Continua depois da publicidade
> Joinville não tem queda nas multas de trânsito durante a pandemia