Além da retomada do transporte ferroviário de passageiros, a prefeitura de Joinville quer a liberação da faixa de domínio da ferrovia para a instalação de via linear para pedestres e ciclistas. A proposta, é claro, para os trechos onde há largura suficiente para a via, com determinada distância da linha férrea. A solicitação fez parte da lista de demandas entregue pelo prefeito Adriano Silva ao ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) na semana passada, em Brasília. O pedido foi repassado para a análise pela ANTT.
Continua depois da publicidade
> A inspiração de Joinville para a retomada do transporte de passageiros pelo trem
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A linha do trem tem quase nove quilômetros de extensão, cruzando 12 bairros das regiões Sul e Oeste da cidade. Os pedidos da prefeitura de Joinville, desde transporte de passageiros até a liberação de áreas laterais para pedestres e ciclistas, além da instituição de horários pré-determinados para a passagem das composições, são para inclusão no futuro contrato de concessão. O Ministério da Infraestrutura pretende concluir a antecipação da renovação em 2022.
A solicitação de Joinville tem exemplos em outras cidades. Em Marília, onde a ferrovia também cruza a área urbana, a prefeitura conseguiu autorização da concessionária para implantação de parque linear ao longo da linha de trem. A instalação será em etapas. O espaço terá ciclovias e calçadas, com separação física da rodovia por meio de grades.
Continua depois da publicidade

> Novo lote de vacinas em SC: veja quantas doses cada município vai receber
> Joinville tem distribuição desigual de áreas de lazer entre as regiões
> Com mais um projeto, duplicações pretendidas por Joinville têm custo de R$ 211,5 milhões
> Prefeitura de Joinville quer cronograma para horários de passagem do trem
> Sai liminar em ação da prefeitura de Joinville sobre obras do rio Mathias
> A inspiração de Joinville para a retomada do transporte de passageiros pelo trem