A proposta do Porto Cachoeira retomou o plano de implantação do Parque das Nascentes, em área onde nasce o rio que cruza Joinville em direção à baía da Babitonga. Na solicitação de autorização para a contratação de empréstimo de 43 milhões de euros, um dos setores planejados é do parque no bairro Costa e Silva. O pedido de permissão para o financiamento será analisado no final do mês pela Comissão de Financiamentos Externos, ligada ao Ministério da Economia. Se autorizado, o contrato será assinado com a Agência Francesa de Desenvolvimento.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O Parque das Nascentes esteve presente no conjunto de obras previstas para o Linha Verde, o programa de instalação de parques em Joinville por meio de financiamento do Fonplata. Os recursos foram usados em diferentes parques, todos concluídos na década passada, mas a área das nascentes do Cachoeira não foi contemplada.

Na nova proposta, o Parque das Nascentes é um dos setores do parque linear do rio Cachoeira. A fatia para o parque nas nascentes do Cachoeira no empréstimo internacional é de R$ 7,4 milhões, em estudos, obras no parque e pavimentação do acesso de 400 metros na rua Rui Barbosa. A proposta é de instalar áreas para “caminhada, contemplação, lazer e estudos ecológicos”.

Por causa do despejo irregular de lixo, a área foi cercada na década passada. O parque pretendido está mapeado para ocupar 14 mil metros quadrados, em terreno pertencente à prefeitura de Joinville. O Porto Cachoeira tem previsão de dez setores na cidade, incluindo também a ampliação do Parque da Cidade e melhorias na Estação da Memória.

Continua depois da publicidade

Projetos de reajuste para servidores, prefeito e vereadores chegam na Câmara de Joinville

Testes rápidos de dengue na rede municipal em Joinville têm estoque limitado

Joinville vai anunciar pacote de medidas para a saúde municipal

Peso de cães motiva veto da prefeitura de Joinville em lei

Acordo para vagas na educação infantil em Joinville tem metas também para 2023

Com urgência, projeto sobre Minha Casa, Minha Vida, está de volta à Câmara de Joinville