A primeira operação urbana consorciada proposta pela prefeitura de Joinville está em estudo para a área central. O projeto inicial da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano foi enviada ao Conselho da Cidade. Após a avaliação dos conselheiros, será a vez de análise pela Câmara de Vereadores. A primeira operação consorciada sugerida em Joinville partiu da iniciativa privada, por meio da Cidade das Águas, empreendimento a ser construído entre os bairros Anita Garibaldi e Atiradores.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Nas operações consorciadas, é permitida a flexibilização de determinadas regras de zoneamento, com pagamento de contrapartida para investimentos na região de abrangência. No caso proposto pela prefeitura, a contrapartida dos empreendedores virá por meio da outorga onerosa do direito de construir, instrumento já oferecido – com a operação consorciada, a receita com a outorga na área escolhida será usada em investimentos no próprio local.

Pela proposta, a prefeitura poderá usar as contrapartidas em melhorias em equipamentos e espaços culturais e de lazer. A qualificação viária também pode ser contemplada. A operação consorciada em estudo é chamada de Quadra Central, com abrangência em parte do Centro e dos bairros América, Atiradores e Glória.

Equipamentos como Museu de Arte de Joinville, Instituto Juarez Machado, Parque das Águas, Cemitério dos Imigrantes e Cidadela Cultural, além deA região escolhida tem 407 lotes, com 362 deles com possibilidade de utilização da outorga onerosa. “A área é propensa ao adensamento populacional e construtivo, por haver ampla oferta de serviços básicos”, alega a Sepur.

Continua depois da publicidade

Educação infantil em Joinville terá central de vagas e regras sobre lista de espera

Número de candidatos a vereador em 2024 em Joinville não deve repetir 2020

Proposta de parque do Cachoeira, em Joinville, prevê cais flutuantes

Lei de Joinville sobre APA Dona Francisca entra em debate sobre duplicação

Águas de Joinville vai usar câmeras para acompanhar manutenção de água e esgoto

O que será feito no rio Cachoeira se empréstimo milionário for autorizado