Em projeto apresentado na Câmara de Joinville, Ana Rita Hermes quer a liberação de acesso de animais de estimação a hospitais privados e públicos, para visita a pacientes. Os bichos podem ser cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas, hamsters, entre outros, desde que não causem perigo. Os critérios de acesso devem ser definidos pelos hospitais e os animais devem ser transportados em caixas específicas.
Continua depois da publicidade
O projeto veda acesso dos animais a uma série de setores, como UTIs, espaços de isolamento, farmácia, central de materiais, alas de transplantes, entre outros. O encontro do animal (que terá de contar com laudo veterinário de estar em boas condições de saúde) com o paciente terá de ser área específica.
Familiares precisam acompanhar essas visitas. Para a vereadora Ana Rita, a proposta traz benefícios aos pacientes. “A companhia de animais de estimação proporciona ao paciente internado para tratamento médico, benefícios como sensação de melhora e bem-estar, sociabilidade e diminuição da ansiedade”, alegou a vereadora.
No Hospital Infantil de Joinville, há um programa voluntário de cinoterapia, a terapia com uso de cães. A golden retriever Toscana (foto) foi treinada para o atendimento e passa por uma série de procedimento para entrar no hospital. No caso do projeto da vereadora Ana Rita, trata-se também de liberar os animais de estimação, além daqueles utilizados em terapia.
Continua depois da publicidade