A prefeitura de Joinville está preparando projeto para mudar a lei e permitir mais atividades econômicas na área central da cidade. A proposta já teve aval do Conselho da Cidade e agora será encaminhada aos vereadores, aos quais caberá a palavra final. A inciativa faz parte do conjunto de medidas para o que o governo Adriano Silva chama de “ressignificação” do Centro. As principais ações até agora foram a recuperação das ruas atingidas pelas obras do rio Mathias e o embelezamento de praças.

Continua depois da publicidade

> Após Adriano Silva, vereadores de Joinville se manifestam sobre ICMS

​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O anteprojeto enviado ao Conselho da Cidade prevê permissão para mais atividades em dois setores do Centro. A autorização seria para toda o perímetro dos dois setores e não somente nas vias de maior movimentação (faixas viárias), como já é permitido hoje. A liberação seria para a chamada “indústria leve”, como definiu a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepud) – a lista tem bebidas e alimentos, eletrônicos, calçados, vestuário etc.  

A secretaria apontou que as atividades causam menor impacto ambiental, ocupam espaços menores, são mais silenciosas e utilizam mais mão-de-obra do que maquinário, entre outras características. Com mais atividades empresariais na área central, alega a Sepud, seria reduzido o risco de esvaziamento do Centro. A movimentação na região não ficaria limitada ao período de funcionamento do comércio, pois as novas empresas funcionariam também em outros horários.

Continua depois da publicidade

> Cadastro recebe mais registros e Joinville tem 22,5 mil pessoas na extrema pobreza

> Cidade que mais cresceu em SC, Araquari alega avanço ainda maior

> Governo Adriano Silva prepara primeira PPP de Joinville

​> Antiga prefeitura de Joinville deve ficar pronta até dezembro; veja como espaço será usado