A vereadora Tânia Larson (PSL) está propondo a transferência de animais do Zoobotânico de Joinville para santuário de preservação, já que não seria adequado o retorno ao meio ambiente de origem. Tânia inclusive sugere o Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação de Florianópolis. “Sou contra os animais silvestres ficarem expostos”, afirmou a vereadora na sessão desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

> Com redução de locais, vacinação contra Covid em Joinville será mantida no recesso

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A manifestação de Tânia, já feita em outros momentos, foi reforçada agora porque o parque vai passar por nova reforma, abrindo oportunidade para a transferência, na avaliação dela. A vereadora se refere à transferência principalmente de macacos e aves, inclusive aos que estão no Zoobotânico, mas sem exposição ao público. A reforma será de manutenção do espaço.

Já a retirada dos jacarés não seria possível no momento porque não haveria condições de abrigo no santuário. “O Zoobotânico deve ser usado para caminhadas, para passeios, para a ecologia, mas não para a exibição de animais como se fossem vitrines”, diz Tânia à coluna. O gabinete da vereadora também fez solicitação à prefeitura sobre os custos para manter os animais no Zoobotânico.

Continua depois da publicidade

> Edital da prefeitura de Joinville reserva quase R$ 30 milhões para projetos de obras

> Joinville quer repasse para nova rodovia com Guaramirim

> Futura licitação dos ônibus em Joinville tem decisão do STF

> Águas de Joinville tenta financiamento de R$ 700 milhões; nova estação na lista