Projeto apresentado nesta terça-feira na Câmara de Joinville quer criar rodízio para a utilização dos corredores de ônibus da cidade. Pela proposta, se aprovada, os carros e motos com placas com final 1 ou 2, por exemplo, podem utilizar as faixas do transporte coletivo em determinado dia da semana, o final 2 ou 3 libera o tráfego em outro dia e assim sucessivamente. Os ônibus podem continuar utilizando os corredores, sem nenhuma mudança. Não há prazo definido de quando o projeto será votado.

Continua depois da publicidade

> Como será a estação de descanso prevista para o mirante de Joinville; confira vídeo

> ​​​​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O autor da proposta é o vereador Ednaldo José Marcos, o Nado, do Pros. Na justificativa, o vereador alega que o trânsito em Joinville está “cada vez mais complicado” devido ao aumento da frota de veículos. Nado cita também a redução no número de linhas no transporte coletivo. Além disso, haveria “estímulo” ao uso dos veículos compartilhados.

“Os corredores de ônibus têm se mantido ociosos por grandes períodos, principalmente em horários de pico de trânsito”, alega o vereador na justificativa. Nos finais de semana, ainda conforme o projeto, o trânsito seria liberado para todos os veículos. A proposta de rodízio é inédita, mas a Câmara de Joinville já chegou a discutir, inclusive em outras legislaturas, a liberação das vias exclusivas para outros veículos. As iniciativas não tiveram apoio da prefeitura e não foram adiante. Joinville tem em torno de 25 km de corredores de ônibus.

Continua depois da publicidade

> Déficit dos ônibus em Joinville tem queda e subsídio fica menor

> Proposta em Joinville quer colocar nome de vereadores em placas de inauguração de obras

> Por que novos aceleradores ainda não estão em operação no Hospital São José, em Joinville

​> Qual o tamanho da frota de veículos elétricos em Joinville

> Joinville quer mudar regra de incentivo para restauro de imóveis tombados