Em proposta enviada ao Conselho da Cidade, a prefeitura de Joinville está sugerindo novas regras para os condomínios horizontais fechados. As alterações sugeridas envolvem a metragem dos lotes e a apresentação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), sob determinadas condições. Após a avaliação pelo conselho, o projeto será enviado à Câmara dos Vereadores. Há duas semanas, o Legislativo recebeu outra proposta do Executivo sobre condomínios, no caso, envolvendo as áreas para equipamentos públicos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O regramento é considerado pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano como regulamentação, pois a Lei de Ordenamento Territorial não contemplou o tema porque havia expectativa de aprovação de lei federal. Com isso, houve certo desequilíbrio em relação aos loteamentos, estes com mais regras em relação ao tamanho dos lotes, sistema viários e doação de áreas para equipamentos públicos.
Dessa forma, a definição em lei do “rendimento” do condomínio fechado (tamanho dos lotes conforme o tamanho da gleba, o terreno a ser parcelado) é uma forma de deixar a legislação mais semelhante à empregada nos loteamentos, conforme a avaliação da secretaria. Os índices de rendimento foram baseados em condomínios já construídos na cidade. Na prática, o tamanho da fração será definido pelo empreendedor, levando em conta as áreas comuns, mas haverá limites.
A mudança envolvendo o EIV é a proposta de obrigatoriedade de apresentação do estudo de condomínios horizontais com 100 ou mais unidades ou com mais de 16 unidades em locais onde a via tem menos de 12 metros de largura. A sugestão atende à recomendação do MP. Pela atual lei, o EIV é necessário em loteamentos com 500 ou mais unidades por gleba; e com área edificável de mais de 12,5 mil metros quadrados ou 177 ou mais unidades.
Continua depois da publicidade
Novo modelo terá notas para ônibus em Joinville; pesquisa vai impactar no subsídio
Como vai ficar a frota dos ônibus em Joinville; midiônibus está entre as mudanças
Quais os planos para a duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul
Futuro modelo do transporte coletivo de Joinville ainda vai levar mais de ano para implantação
Câmara de Joinville tem proposta para conceder título de cidadão honorário para Sergio Moro
Projetos para mudar lei de apoio à cultura em Joinville enfrentam reações
Com novo formato, festa de outubro volta a ser realizada em Joinville