A Câmara de Joinville está analisando projeto enviado pela prefeitura para permitir a regularizar as servidões particulares de uso público. A proposta é permitir que a via possa ser transformada em logradouro público sem que a largura atinja a metragem mínima de 12 metros. Se o projeto for aprovado, a regularização será possível para situações anteriores à vigência da Lei de Ordenamento Territorial (LOT), em vigor desde janeiro de 2017.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Na apresentação feita no Conselho da Cidade, onde o anteprojeto teve parecer favorável, a Secretaria de Planejamento Urbano alegou que a impossibilidade de regularização está trazendo entraves: proprietários de imóveis em servidões particulares de domínio público estão tendo dificuldades para aprovar parcelamentos ou construções porque precisam que a testada (frente) esteja de frente de logradouro público.

O projeto permite que as servidões de uso particular possam ser regularizadas, com transformação das vias em logradouro público mesmo com largura menor do que a determinada na LOT. A proposta traz outras regras, como quais os usos permitidos, assim como gabaritos (altura máxima). O projeto está em tramitação, sem previsão de quando será votado.

Cobertura do Bolsa Família tem 15,5 mil famílias em Joinville

Continua depois da publicidade

Adriano Silva cita limite para contratações; cálculo de despesa teve mudança

Cobertura da rede de esgoto de Joinville fica em 84º lugar entre 100 maiores cidades

Projetos sobre ônibus motivam ofício do MP aos vereadores de Joinville

Volta das diárias de viagem para vereadores em Joinville vira lei

Dengue representa 15% nos atendimentos em UPAs em Joinville; demanda pode aumentar