O trapiche planejado para o Morro do Amaral, em Joinville, está sendo projetado com 237 metros de extensão. A estrutura teve projeto, contratado junto à Amunesc, em conjunto de outros dispositivos para embarque e desembarque na cidade. O projeto executivo está em análise na prefeitura. Em dezembro, foi solicitada a licença ambiental prévia junto à Secretaria de Meio Ambiente de Joinville. Também é preciso definir de onde virão os recursos para a construção. Não há estimativa de quando as obras devem iniciar.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

O local previsto para a instalação fica no cruzamento da avenida Kurt Meinert com a servidão Pedro Ivo Campos. A extensão foi definida para que o ponto de atracação tenha calado suficiente para permitir embarcações de maior porte, de até 100 pés (30,5 metros). A proposta tem quatro módulos de atracação, com flutuantes de concreto. O conceito será de “parque flutuante”. O trapiche vai contar com iluminação náutica.

Além do licenciamento ambiental, a obra vai precisar de autorização do Iphan por causa da presença de sambaquis no entorno. A proposta do trapiche foi apresentada em dezembro ao Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ilha Morro do Amaral. A prefeitura tem planos de instalação de trapiches e flutuantes no rio Cachoeira, em pontos perto do Mercado Público Municipal e da Ponte do Trabalhador, Vigorelli, Parque Caieira e Espinheiros.

Continua depois da publicidade

Estrada Dona Francisca terá áreas de escape; mas reforma “ampla” continua sem data

Censo 2022 aponta quantas igrejas e templos têm em Joinville

Ponte prevista para litoral de SC terá projeto

Com recorde em cargas, porto de SC vai “ajudar” a ampliar via de acesso de caminhões

Energia solar pode ser opção para iluminação em rodovia de SC

Praia de Santa Catarina passa a contar com passarelas

Áreas de escape na Serra Dona Francisca podem ter edital em 90 dias; obras precisam de aval ambiental