A criação do Polo Intermodal Babitonga está mapeada na proposta de regulamentação da área de expansão urbana Sul (AEU Sul), uma região de 3,2 mil hectares em Joinville. A definição sobre as regras de ocupação da AEU está em análise no Conselho da Cidade e ainda precisam passar pela Câmara dos Vereadores. Ampla, proposta prevê a permissão legal para novo eixo de desenvolvimento econômico de Joinville e região. A implantação é planejada para longo prazo, em investimentos privados, de forma gradual. O estudo foi elaborado pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A caracterização como intermodal é devido aos traçados no local das BR-101 e 280 e do futuro contorno ferroviário, além da proximidade com aeroportos e portos da baía da Babitonga, em São Francisco do Sul e Itapoá. A área de expansão é vizinha de Araquari e Guaramirim, onde também estão em andamentos projetos de investimentos industriais e logísticos – há um eixo projeto para ligação com complexo intermodal previsto para Guaramirim.
A proposta é de autorização para a instalação de setores de desenvolvimento econômico e de desenvolvimento sustentável, com menor taxa de ocupação em relação aos atuais índices, atualmente predominantemente rurais. O principal objetivo é permitir a instalação de mais empresas industriais de diferentes segmentos, polos tecnológicos e de inovação, além de atividades de comércio, serviços e lazer. Parques lineares e temáticos são sugestões. Um dos setores previstos é o educacional – o terreno reservado para o campus da UFSC, com obras paradas há mais uma década, está dentro dos limites da AEU Sul.
O estudo aponta estimativas de movimentação econômica e de arrecadação com impostos com os investimentos. A estimativa de população, em caso de ocupação de todos os setores, será de 130 mil pessoas, a maioria flutuante (trabalhadores, no caso). Além da definição dos setores e modelo de ocupação das atividades, a proposta da secretaria de Planejamento Urbano traz também o plano urbanístico, com diretrizes para a infraestrutura da área de expansão.
Continua depois da publicidade
Joinville confere alternativas para o desassoreamento do rio Cachoeira
Escolas municipais de Joinville poderão ter reforço em muros e cercas
Quais temas são tratados no protocolo de Joinville de prevenção à violência escolar
Joinville vai escolher quais cruzamentos vão receber faixas para motos
Vigilância armada em escolas motiva debate na Câmara de Joinville
Câmara de Joinville recebe dois projetos de lei sobre segurança em escolas