As diretrizes mais detalhadas para o futuro parque Porto Cachoeira serão apresentadas pela prefeitura de Joinville na próxima reunião do Conselho da Cidade, marcada para o dia 7 de julho. Ainda que a proposta, surgida no final dos anos 90, seja mais conhecida pelas intervenções sugeridas para a área mais central do Cachoeira, no entorno do Mercado Público, a proposta a ser mostrada pela Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville resgata a ideia original: com extensão até o parque da Cidade e dali até a Estação de Memória. O jacaré Fritz, como é popularmente conhecido o jacaré do rio Cachoeira, é a inspiração para decks, conforme a proposta. A Barca Colon também é usada como referência para outro deck.
Continua depois da publicidade
> Fiesc detalha projeto para complexo no Moinho Joinville; confira imagens
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As principais intervenções ficam realmente mais próximas do Centro, como a revitalização do Moinho Joinville, pela Fiesc, a instalação de parque linear na região da Ciser e as melhorias em diferentes trechos da Beira-rio, com mais espaços para pedestres e ciclistas. Mas a proposta se estende por outras regiões, como a Estação da Memória. A rua Procópio Gomes também tem previsão das melhorias na mobilidade e paisagismo, ainda que a via não tenha proximidade com rios. Mas, no conjunto da proposta, o parque não se trata de uma área contínua em todo a extensão pretendida.
Uma das propostas centrais são os espaços para transpor o rio Cachoeira – e o rio Bucarein, em região mais ao Sul. São sugeridas passarelas para pedestres e ciclistas, assim como instalação de decks flutuantes, uma forma de estimular a navegação. No entorno desses pontos de passagem, a sugestão é de instalação de pracinhas temáticas.
Continua depois da publicidade
> Por que Joinville voltou para o “gravíssimo” na matriz de risco
> Agendamento de Joinville “adianta” calendário de vacinação contra Covid